SFRD

25 Jan 2018

BRANDING E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE MARCA

Quando falamos em marca, pensamos logo em uma construção visual e verbal. Essa construção passa principalmente pelo nome e logotipo a ela associado. Acontece que o conceito de marca carrega em si um significado ainda mais profundo. Ele leva também a questões como os valores de uma empresa e o posicionamento por ela construído.

ESSAS E OUTRAS QUESTÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR MARCAS FORTES E MEMORÁVEIS SÃO ADQUIRIDAS ATRAVÉS DO BRANDING.

MAS AFINAL, O QUE É UMA MARCA?

Mais do que apenas seu nome ou seu logo, a marca é formada pelo conjunto de coisas que te representam e te remetam. Esse conjunto trabalha para que seu negócio se torne único.

Uma marca pode ir muito além dos elementos visuais, como por exemplo: o cheiro característico do perfume Chanel No. 5, o barulho do motor de uma Harley Davidson, a cor verde característica da Tiffany & Co. Todos esses elementos são essenciais para a identificação de uma empresa e seus produtos.

Esses pontos fazem com que o público identifique sua marca e a diferencie em relação a concorrência. Eles são resultados de uma estratégia comunicacional de sucesso.

E QUAL É A SUA RELAÇÃO COM O BRANDING?

Branding é justamente a gestão de uma marca. É o conjunto de estratégias que irão guiar as ações e decisões de modo a fazer com que estas resultem em uma marca mais conhecida e desejada.

Para criar uma marca que seja relevante e única para o consumidor, é essencial focar, primeiramente, em certos aspectos. Alguns deles são: o que queremos transmitir para o consumidor, bem como qual é a impressão que queremos que ele tenha sobre ele.

Vale ressaltar que a marca também depende muito da forma como seu consumidor lembra do seu produto: ele pode ser o melhor da categoria, o mais barato, o mais duradouro, enfim. É importante preencher o melhor "espaço" na mente do consumidor quando ele se lembrar de determinada categoria de produto é o que toda marca almeja. É justamente para isso que o branding trabalha.

OS PRINCIPAIS PONTOS DO BRANDING

Wally Olins é um dos mais conhecidos profissionais de branding. Ele definiu o conceito da seguinte forma:"Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar". Ou seja: não apenas sobre o que você vende, mas sim quais são os valores e as razões que te fazem fazer o que você faz, tornando o seu produto único.

As marcas que conseguem transmitir esses valores geram uma conexão ainda mais profunda com o seu consumidor. Isso ocorre pelo fato de as pessoas possuírem a tendência de consumir produtos de marcas com as quais elas mais se identificam. Não é apenas um produto que você vende, mas sim o valor agregado que ele carrega.

3 PONTOS ESSENCIAIS QUE DEVEM SER PENSADOS QUANDO FALAMOS DE BRANDING

1. Definição do negócio:

É importante deixar claro qual é o seu produto ou serviço oferecido. Isso é fundamental para que o consumidor tenha clareza sobre sua categoria. Facilitando que ele se lembre de sua marca quando for precisar de algo relacionado à sua categoria de produto.

2. Posicionamento:

É a forma como o consumidor enxerga sua marca (líder de mercado, mais barata, melhor no segmento). Ou seja, o espaço na mente do seu consumidor no qual ele se liga diretamente à sua marca.

De fato, queremos sempre que a marca seja lembrada de forma positiva pelo consumidor. Por esse motivo, é importante também se atentar para o último aspecto.

3. Proposta de Valor:

Esse é o ponto mais importante a ser pensado. Quais são os motivos pelos quais você faz o que faz? Quais são os sentimentos que você quer que o consumidor relacione com a sua marca? A partir do momento em que você deixar claro quais são os benefícios e os valores da sua marca, maiores serão as chances de gerar uma conexão com o consumidor. Isso atrai ainda mais pessoas que se identificam com aquilo que você acredita.

O BRANDING E SEUS BENEFÍCIOS

Pensar no branding ajuda a construir uma personalidade para a sua marca. Esse processo é fundamental para compor seu DNA. Além disso, define quais são os principais atributos que devem ser pensados em qualquer estratégia de marketing e comunicação para ela.

Marcas com posicionamento e valores bem construídos tem muito mais chances de cativar consumidores. Fidelizá-los e torná-los defensores da sua empresa também são consequências.



Compartilhe